Portal   saude   musica   fotos   mulher   forum   turismo   videos   auto   imóveis   leilões   classificados  

Mulheres sofrem 7,5 vezes mais da síndrome do coração partido

Foto: Damasio Feliciano

O fim de um romance ou a morte de um ente querido pode levar à “síndrome do coração partido”, que consiste em sintomas parecidos com os de um infarto. E as mulheres são 7,5 vezes mais propensas a apresentar o problema, segundo uma pesquisa apresentada no congresso da Associação Americana do Coração, na Flórida, Estados Unidos. As informações são do jornal Daily Mail.

O especialista em coração Abhishek Deshmukh, da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, decidiu estudar o fenómeno depois de constatar que havia tratado mais pessoas do sexo feminino com a síndrome. Os registros de mil hospitais revelaram 6229 casos em 2007, sendo apenas 671 em homens.

O incómodo causado por um trauma emocional é três vezes mais comum em mulheres com mais de 55. Mas as com menos idade têm 9,5 vezes mais chances de sofrê-lo em comparação com os homens da mesma faixa etária. Não se sabe o motivo de elas serem mais vulneráveis, mas os hormónios sexuais podem ser uma explicação, ou o corpo dos homens talvez lide melhor com o estresse.

Os médicos dizem que o choque da perda de alguém, por exemplo, desencadeia uma onda de adrenalina e outros hormónios do stresse, que sobrecarregam o coração e atrapalha o seu funcionamento. Testes mostram alterações no ritmo cardíaco e a presença de substâncias típicas de um ataque, mas não há obstrução das artérias. A maioria dos pacientes se recupera sem danos permanentes, mas 1% dos casos leva à morte.

Fonte: Terra

PATRICIA ZWIPP

Subscribe to Comments RSS Feed in this post

2 Responses

  1. Agradeço pelo o uso da imagem. Curti o site muito bom…. Abraços

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*