Portal   saude   musica   fotos   mulher   forum   turismo   videos   auto   imóveis   leilões   classificados  

Vitaminas da beleza

Cosméticos, plásticas, tudo a serviço da imagem perfeita. Mas os nutrientes essenciais para ter cabelos, unhas e pele mais belos estão nos alimentos.

 

Sem elas…

As vitaminas são elementos nutritivos essenciais para a vida (daí a palavra “vita”). Normalmente, o organismo não é capaz de sintetizar estas substâncias e a sua ausência pode provocar manifestações de carência ao organismo. Veja as consequências de uma alimentação pobre em algumas vitaminas:
Vitamina A: cegueira nocturna, ressecamento e amolecimento da córnea, queda na imunidade (maior predisposição a doenças infecciosas).
Vitamina D: perda de cálcio, resultando em ossos frágeis e deformados, dores na região lombar e na pélvis.
Vitamina K: hemorragia.
Vitamina C: anemia, fragilidade nos ossos, infecções frequentes depressão, pele áspera, hematomas, dificuldade de cicatrização.

De acordo com a nutricionista Rosana Farah, as vitaminas A, B e C, promovem e protegem a saúde da pele, dos cabelos e das unhas, junto com minerais como o ferro (fígado, carnes e gema de ovo), o iodo (tomate, alcachofra, frutos do mar, pêra) e o cobre (frutos do mar, feijão, trigo, ameixa). “As vitaminas do complexo B ajudam a recuperar a fragilidade do cabelo, auxiliando no seu crescimento e fortalecimento. Mas lembre-se: para que consiga estes benefícios, a dieta deve ser equilibrada em nutrientes, porque o cabelo também precisa de proteínas, gorduras e sais minerais”, explica a especialista.

Onde elas estão?

A principal fonte de vitamina A está na alimentação. “Os alimentos fontes são: leite fortificado, queijo, manteiga, ovos e fígado de boi e de galinha, além dos espinafres e outras folhas verde-escuras, brócolos, frutas bem alaranjadas e legumes, como cenoura, abóbora e batata doce”, afirma Dra. Rosana. A vitamina C está nas frutas cítricas, hortaliças, morango, alface, tomate, batata, papaia, alface, manga, pimento e brócolos. Já a vitaminas B é encontrada nos cereais e pães, carnes, leite, frutas e vegetais. “Em alguns casos, as vitaminas podem ser ingeridas na forma de suplementos, mas com a prescrição de nutricionistas”, alerta a profissional. Os polifenóis são encontrados na semente de uva, vinho tinto e ameixa. Já o zinco está nas ostras, iogurte, carnes e grãos. A nutricionista explica que “as vitaminas devem ser fornecidas por meio da alimentação equilibrada, mas existem algumas receitas que contêm alimentos que podem ser aplicados”. Uma dieta variada, colorida, fornecerá todos os nutrientes necessários à saúde não só do cabelo, pele e unhas, mas também de todo o organismo. “Prefira cereais integrais, carnes magras, e coma de 3 a 5 porções de frutas por dia, não esquecendo dos vegetais e das leguminosas. A sua saúde agradecerá”, finaliza a Dra. Rosana.

Acção das vitaminas no corpo

Vitamina A - é antioxidante e auxilia no tratamento de acnes e queda de cabelo.
Vitamina C - protege a pele contra os raios ultra-violetas e preserva o colágeno.
Vitamina B - ajuda a manter a saúde dos cabelos, unhas e pele.
Polifenóis - combate os radicais livres, ajuda no tratamento da celulite.
Zinco - aumenta a acção das enzimas que combatem os radicais livres e fortalece o sistema imunológico.
Ferro - transporta oxigénio para todas as células, garantindo a respiração de cada uma delas.
Iodo - previne a celulite (consuma com moderação).
Cobre - melhora a elasticidade da pele.

Para dar força aos cabelos

Ingredientes:
• 1 copo de sumo de ananás
(pode substituir por laranja)
• 1 banana
• 1 colher (sopa) de tofu (queijo de soja)
Preparação: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba todos os dias.

 

Fonte e Fotografia: SaudadaMulher

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*